sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Pesquisa identifica 5 novas espécies de lagartos no Pará.

                                              Olha a cara de felicidade do garoto! :~

A conclusão de um estudo no Pará levou à descoberta de 5 novas espécies de lagartos do grupo 
Anolis chrysolepis. A partir da análise da pesquisadora Annelise DAngiolella, feita em parceria pelo Museus Paraense Emílio Goeldi e pela Universidade Federal do Pará, os animais deixaram de ser considerados como subespécies e foram elevados ao status de espécies.

A pesquisadora avaliou dados moleculares e morfológicos dos animais para chegar à conclusão. Estudou, por exemplo, a quantidade de escamas, a cor do papo e o tamanho do corpo dos lagartos para determinar as novas espécies.

No total, foram analisadas 359 exemplares de animais, entre répteis e anfíbios, para identificar diferenças e semelhanças na classificação taxonômica. De acordo com a pesquisadora, a Amazônia é o "berço" desse tipo de lagarto, cujo grupo é reconhecido por ter cabeça curta e papo pequeno ou médio.

Dependendo da espécie, os animais se distribuem na Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, além do Amazonas, do Mato Grosso, do Acre, do Amapá e do Pará, no Brasil. Fora do bioma amazônico, também podem ocorrer em estados do Nordeste e do Centro-Oeste.


Fonte: http://www.portalms.com.br/noticias/detalhe.asp?cod=959596411

Um comentário:

  1. Thiago e Michelle,Parabéns pelo blog!!Ficou muito bom!!!Ficarei de 'olho' nas novidades!Beijo,
    Profª Patricia.

    ResponderExcluir